Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Glutão pode ser mais uma vítima das Alterações Climáticas

No Canadá a subida das temperaturas, na origem da diminuição da espessura da camada de neve acumulada sobre o solo, e os Invernos mais amenos têm contribuído para uma redução da disponibilidade das presas de que a espécie depende, que pode explicar o seu declínio populacional generalizado.

  O urso-polar é frequentemente usado como símbolo da biodiversidade em perigo como consequência das Alterações Climáticas, sendo afectado negativamente pelo degelo das plataformas geladas flutuantes que utiliza para caçar.
  Recentemente, foi publicado na revista Population Ecology um estudo que identifica mais uma vítima do Aquecimento Global nas latitudes elevadas. O glutão é um carnívoro que habita nas florestas boreais da Escandinávia e do Norte da Rússia, China, América e da Mongólia.
  Uma investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Montana e da Universidade Estatal da Pensilvânia (EUA), que avaliou a evolução das populações da espécie em 6 províncias do Canadá, relacionou o seu declínio populacional generalizado entre 1968 e 2004 com a diminuição da espessura da camada de neve.
   Usando os dados de capturas de glutão para o comércio das peles, os cientistas detectaram uma redução dos efectivos populacionais em 5 das 6 províncias, que se revelou mais intensa nas regiões em que a camada de neve sofreu uma deterioração mais rápida.
   Os investigadores explicam que a diminuição da espessura da camada de neve pode estar a tornar a dispersão mais “difícil ou perigosa, potencialmente reduzindo a taxa de sucesso com que os indivíduos estabelecem novas áreas vitais”.
   Por outro lado, os roedores que são parte importante da sua dieta também são prejudicados pelo adelgaçamento da camada de neve, que causa uma diminuição do seu isolamento térmico, pelo que a redução da abundância de presas também é um factor significativo. Este efeito é ainda agravado pela diminuição da disponibilidade do alimento proporcionado pelas carcaças de veado, alce e caribú, cuja mortalidade diminuiu devido ao carácter mais ameno dos Invernos.
   Os cientistas defendem então que se devem tomar medidas para permitir às populações fazer face às Alterações Climáticas reduzindo os níveis de capturas e os factores de perturbação nos habitats das florestas boreais.
  “A redução do impacto destes factores de stress antropogénicos poderia ajudar a “compensar” os impactos das Alterações Climáticas nos glutões”, explica Jedediah Brodie que participou no estudo cujos resultados foram agora publicados.
4 Fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos