Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Num estudo recente a exposição de Xenopus laevis à atrazina em laboratório conduziu à diminuição da fertilidade dos machos e, em alguns casos, resultou na sua transformação em fêmeas, o que sugere que o herbicida pode estar a afectar o sucesso reprodutor das espécies de anfíbios, contribuindo para o seu declínio.


Naturlink
3 de Março 2010

Manifestação contra a construção de cinco novas barragens no Tâmega terá lugar a 13 de Março

O protesto é organizado por um conjunto de associações e cidadãos que entende que a construção das novas barragens no rio Tâmega implica o sacrifício injustificado de diversos valores naturais e culturais. A concentração está marcada para às 12h na ponte de Amarante.


   O Plano Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico prevê a construção de 11 barragens, cinco das quais na bacia hidrográfica do rio Tâmega, empreendimentos a que várias organizações como a Quercus, associações e cidadãos individuais da região se opõem, o que motivou a sua união e criação de um Movimento.
(...)
   Para tentar impedir que os projectos das cinco barragens avancem o movimento está a preparar duas acções. Por um lado, encontra-se a recolher assinaturas numa petição online – “PETIÇÃO ANTI-BARRAGEM – Salvar o Tâmega e a vida no Olo”, dirigida aos órgãos de soberania do Estado Português. A segunda acção consiste numa manifestação que terá lugar no próximo dia 13 em na ponte sobre o rio Tâmega em Amarante às 12h.
5 Março 2010
Naturlink

Já se conhecem os vencedores do “European Business Awards for the Environment” em Portugal

Os prémios foram entregues ontem e distinguiram a “Efacec Engenharia” na categoria de “Produto” e a “Lipor” na categoria de “Gestão”, tendo ainda sido atribuídas 4 menções honrosas à “Vamaltex”, “Siemens”, “Bosch Termotecnologia” e ao “Refúgio Atlântico – Hotel Jardim Atlântico”.

   O European Business Awards for the Environment- Prémio Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem lugar em diferentes países da UE e que distingue empresas com projectos e produtos que contribuam para o Desenvolvimento Sustentável.
    Em Portugal, a primeira edição teve lugar este ano, organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Direcção-Geral das Actividades Económicas e o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais, em colaboração com o BCSD Portugal e o Grupo GCI.
    Os vencedores, que participarão na edição europeia do concurso a ter lugar em Bruxelas em Junho próximo durante a “Green Week”, foram conhecidos ontem numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro.
    Os projectos concorrentes, que foram submetidos por empresas dimensões diversas – desde micro –empresas até grandes grupos económicos - foram avaliados tendo como critérios o contributo para o Desenvolvimento Sustentável e o envolvimento da empresa, e sendo valorizadas iniciativas em áreas-chave como o combate às Alterações Climáticas, a melhoria da Qualidade do Ar, a protecção do solo contra a degradação e a Conservação das zonas costeiras, marinhas e da Biodiversidade.
   O vencedor foi, na categoria de “Produto”, a “Efacec Engenharia” pelo seu projecto “SmartGate”, um controlador de postos de transformação de energia, tendo ainda sido atribuída uma menção honrosa à “Vamaltex” pela iniciativa “Ribek - First I was a bottle, now I am a blanket” através da qual os resíduos de plástico são transformados em têxteis.
   Na categoria de “Gestão”, no âmbito dos sistemas de gestão ambiental implementados, a vencedora foi a “Lipor” pelo projecto “Rumo à Sustentabilidade”, tendo a “Siemens”, a “Bosch Termotecnologia” e a “Refúgio Atlântico – Hotel Jardim Atlântico” recebido menções honrosas pelas respectiva iniciativas “Resposta hoje para um futuro sustentável”, “Gestão Ambiental Sustentável” e “Um Marco Relevante no Turismo Sustentável”.

4 Março 2010
Naturlink
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=16199&bl=1

Níveis de Ozono troposférico na UE em 2009 foram dos mais baixos registados desde 1997

A Agência Europeia do Ambiente comunicou ontem que apenas 18 estados-membros registaram valores de concentração de ozono troposférico superiores ao limiar de informação ao público, sendo apenas 8 os que ultrapassaram o nível a partir do qual é dado o alerta, entre os quais se encontra Portugal.
(...)
  Na UE foi estabelecido como concentração máxima desejável tendo em vista a protecção da saúde humana os 120 microgramas por m3, sendo que cada Estado-membro tem a obrigação de informar a Comissão Europeia e a Agência Europeia do Ambiente sempre que forem ultrapassadas as concentrações de 180 microgramas por m3 – limiar de informação ao público –, e de 240 microgramas por m3 – limiar de alerta.
  No ano de 2009 níveis de concentração de ozono superiores ao limiar informativo apenas foram reportados por 18 Estados-membros, com os valores em excesso a serem mais elevados em Portugal bem como na Bélgica, Grécia e Itália.
  Por outro lado, situações de valores superiores ao limar de alerta, apenas se registaram em 8 países – Portugal, Bulgária, França, Grécia, Itália, Roménia, Espanha e Reino Unido - e não houve nenhum registo superior aos 300 microgramas por m3 – o primeiro ano que tal acontece desde que se iniciaram os registos em 1997.
  Deste modo os valores de concentração de Ozono em 2009 foram excepcionalmente baixos, mesmo apesar das elevadas temperaturas - semelhantes àquelas que, em 2003, contribuíram para os valores excessivos mais elevados na última década.
(...)
                                                                       4 Março Naturlink

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos