Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Níveis de Ozono troposférico na UE em 2009 foram dos mais baixos registados desde 1997

A Agência Europeia do Ambiente comunicou ontem que apenas 18 estados-membros registaram valores de concentração de ozono troposférico superiores ao limiar de informação ao público, sendo apenas 8 os que ultrapassaram o nível a partir do qual é dado o alerta, entre os quais se encontra Portugal.
(...)
  Na UE foi estabelecido como concentração máxima desejável tendo em vista a protecção da saúde humana os 120 microgramas por m3, sendo que cada Estado-membro tem a obrigação de informar a Comissão Europeia e a Agência Europeia do Ambiente sempre que forem ultrapassadas as concentrações de 180 microgramas por m3 – limiar de informação ao público –, e de 240 microgramas por m3 – limiar de alerta.
  No ano de 2009 níveis de concentração de ozono superiores ao limiar informativo apenas foram reportados por 18 Estados-membros, com os valores em excesso a serem mais elevados em Portugal bem como na Bélgica, Grécia e Itália.
  Por outro lado, situações de valores superiores ao limar de alerta, apenas se registaram em 8 países – Portugal, Bulgária, França, Grécia, Itália, Roménia, Espanha e Reino Unido - e não houve nenhum registo superior aos 300 microgramas por m3 – o primeiro ano que tal acontece desde que se iniciaram os registos em 1997.
  Deste modo os valores de concentração de Ozono em 2009 foram excepcionalmente baixos, mesmo apesar das elevadas temperaturas - semelhantes àquelas que, em 2003, contribuíram para os valores excessivos mais elevados na última década.
(...)
                                                                       4 Março Naturlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos