Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Simulador ECOviagem CP

   A CP desenvolveu o primeiro simulador ambiental do sector dos transportes em Portugal, ECOviagem CP, dando a conhecer a sua maior eficiência energética e induzindo comportamentos ecologicamente mais responsáveis nos seus clientes.

Faça a sua Simulação
 
  Exemplo
 
Origem: Braga
 
Destino: Porto São Bento
 
Partida pelas 7:39h
 
Tipo de Serviço: Urbano
 
Resultados
 
Emissões de CO2 (kg/passageiro.viagem)
   

Emissões de PM (g/passageiro.viagem)              0,00                      2,70

Emissões de CO (g/passageiro.viagem)              0,00                    154,04
        (CO: Monóxido de Carbono)

Custos Ambientais (passageiro.viagem)(€ )              1,24                      4,55
 (Custos ambientais : Custo externo dos transportes, que resulta dos impactos ambientais - acidentes, ruído, poluição atmosférica, alterações climáticas, efeitos urbanos, entre outros - gerados pelos diferentes modos de transporte (em especial pelos rodoviários e aéreos))

Custo da Viagem €                                                   2,15                        6,40

Duração                                                                   0:51 h                      2:10h

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Corticeira Amorim aposta no património genético do sobreiro

   A Amorim Cork Research, subsidiária da Corticeira Amorim, juntou-se à Associação de Transferência de Tecnologia e ao Instituto Nacional de Recursos Biológicos para avançar com um projecto de investigação científica que incide sobre a sequenciação do genoma do sobreiro. O «GenoSuber» conta também com as parcerias da Associação Portuguesa de Cortiça e da Associação Industrial da Fileira Florestal.
   O projecto, formalizado a 9 de Fevereiro, «tem como objectivo principal o conhecimento do património genético do sobreiro, umas das espécies de árvores com maior interesse económico e social em Portugal, e abre um novo campo de investigação na fileira florestal, considerada fundamental, despoletando a possibilidade de investigações futuras», sublinha a empresa em comunicado.
   O GenoSuber terá uma duração de 36 meses e integrará estudos preliminares, aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidade para o desenvolvimento e a promoção e divulgação dos resultados. O estudo poderá trazer novas possibilidades nomeadamente para o sector da cortiça, tentanto aumentar a resistência a factores bióticos e abióticos e aumentando a produção da cortiça.

Ambiente Online
17/02/2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Comissão europeia quer criar "polícia ambiental"

   A comissão europeia pondera a criação de uma “força comunitária de inspecção ambiental”. A recomendação surge com base num estudo publicado que revela um incumprimento de alguns estados membros no que diz respeito á adopção de medidas que garantam o bem-estar dos cidadãos e a protecção do ambiente.

   A inexistência de um organismo desta natureza permite que, ainda hoje se verifique a existência de um elevado número de aterros ilegais não sujeitos a qualquer tipo de fiscalização. O estudo revela ainda que ao nível da gestão de resíduos existem diversas infra-estruturas em todos os países da U.E. que embora legais não reúnem as condições adequadas para o exercício da actividade.

   Stavros Dimas, comissário responsável pelo ambiente, afirmou mesmo que «O cumprimento da legislação da UE é essencial se quisermos alcançar o objectivo global no tocante aos resíduos, a saber, proteger a saúde dos cidadãos europeus e o ambiente. Temos de analisar todas as opções, incluindo a constituição de uma agência ou organismo da UE que possibilite à legislação produzir o máximo de benefícios para os cidadãos, o ambiente e a economia da União.»

   Esta nova “força” teria a seu cargo diversa funções, entre as quais a análise dos sistemas executórios nos Estados-Membros, controlos coordenados e actividades de inspecção ou controlo directo de instalações em casos graves de incumprimento. Actualmente são gerados todos os anos cerca de 2,6 mil milhões de toneladas de resíduos, dos quais 90 milhões são considerados perigosos. Devido ao aumento de resíduos gerados e transferidos na UE pós-alargamento o problema agravou-se.

  16 milhões de euros, é o custo anual estimado, para a execução destas recomendações, no entanto, a aplicação desta legislação, poderia trazer vários benefícios. Um deles, seria a redução das emissões de gases com efeito de estufa, em pelo menos 200 milhões de toneladas de CO2 por ano. Outra vantagem, seria a igualdade de condições para as empresas europeias, um acesso acrescido a matérias-primas secundárias e melhores oportunidades para a inovação.

Carros eléctricos podem aumentar emissões de CO2


  Um relatório apresentado no dia 8 de Fevereiro de 2010 em Bruxelas revela que colocar carros eléctricos em circulação pode conduzir a um aumento das emissões de dióxido de carbono, a menos que estes sejam abastecidos com energia “verde”. O relatório foi preparado para as associações ambientalistas Amigos da Terra - Europa, Greenpeace e Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E).
  O relatório da autoria da consultora holandesa CE Delft é publicado numa altura em que os ministros da Indústria da União Europeia (UE) se preparam para anunciar um Plano de acção para os Veículos Eléctricos na sua reunião informal, amanhã, em San Sebastián, Espanha.
  O estudo avisa que a legislação europeia que regula as emissões dos carros apresenta graves lacunas, ao autorizar os construtores automóveis a “compensar” a venda de veículos eléctricos com a venda de veículos mais poluentes, que escapam aos limites de emissão definidos na legislação. Por cada carro eléctrico vendido, os construtores automóveis beneficiam de 3,5 “supercréditos”, ou seja, a permissão de venda de 3,5 carros altamente poluentes, sem que as emissões desses veículos sejam contabilizadas no cálculo das emissões médias desse construtor (usadas para efeito de cumprimento dos limites de emissão).
  O resultado desta regra é que a venda de 10% de veículos eléctricos pode levar a um aumento de 20% no consumo de combustível e emissões de carbono no sector automóvel.
  Por isso, as organizações ambientalistas apelam à eliminação da referência aos “supercréditos”, apelando a que esta correcção seja já introduzida na proposta para regular as emissões dos veículos ligeiros de mercadorias, cuja adopção está agora em discussão.
   Adicionalmente os ambientalistas esperam que todos os veículos eléctricos vendidos no mercado Europeu venham dotados de uma tecnologia de abastecimento inteligente que permita que a energia usada para carregar as baterias seja sobretudo proveniente de fontes renováveis – como a eólica e a solar.

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos