A Amorim Cork Research, subsidiária da Corticeira Amorim, juntou-se à Associação de Transferência de Tecnologia e ao Instituto Nacional de Recursos Biológicos para avançar com um projecto de investigação científica que incide sobre a sequenciação do genoma do sobreiro. O «GenoSuber» conta também com as parcerias da Associação Portuguesa de Cortiça e da Associação Industrial da Fileira Florestal.
O projecto, formalizado a 9 de Fevereiro, «tem como objectivo principal o conhecimento do património genético do sobreiro, umas das espécies de árvores com maior interesse económico e social em Portugal, e abre um novo campo de investigação na fileira florestal, considerada fundamental, despoletando a possibilidade de investigações futuras», sublinha a empresa em comunicado.
O GenoSuber terá uma duração de 36 meses e integrará estudos preliminares, aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidade para o desenvolvimento e a promoção e divulgação dos resultados. O estudo poderá trazer novas possibilidades nomeadamente para o sector da cortiça, tentanto aumentar a resistência a factores bióticos e abióticos e aumentando a produção da cortiça.
Ambiente Online
17/02/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário