Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Desenvolvida forma “amiga do ambiente” de decompor plásticos

    Cientistas indianos descobriram que pré-tratando os policarbonatos com radiação ultravioleta e calor se consegue que a exposição a uma combinação de fungos cause a sua decomposição sem a libertação de BPA, um composto com efeitos negativos na saúde.
     O plástico é um material de uso generalizado, e os policarbonatos são um tipo plástico com múltiplas aplicações que vão desde lentes de óculos a DVDs e CDs. Este género de plástico é considerado problemático enquanto resíduo uma vez que liberta Bisfenol A (BPA), um composto com efeitos nocivos na saúde.
  No entanto, de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Biomacromolecules, dois cientistas indianos desenvolveram um método seguro de eliminar os resíduos de plásticos com BPA sem que este seja libertado no ambiente.
    O processo envolve o pré-tratamento dos resíduos de policarbonatos com luz ultravioleta associada a calor seguido antes da exposição a uma combinação de três tipos de fungos, um deles usado vulgarmente em processos de biorremediação.
   Segundo Mukesh Doble e Trishul Artham, o pré-tratamento do plástico potencia a acção decompositora dos fungos, que assim fazem uso do BPA e outros componentes como fonte de energia, “destruindo” o plástico sem que haja libertação do componente nocivo no ambiente ao fim de 12 meses.
4 de Fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos