Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Portugal classifica-se em 19º lugar no ranking de Desempenho Ambiental

O Índice de Desempenho Ambiental foi aplicado por peritos das Universidades de Yale e Columbia a 163 países. A Islândia é o país que lidera em questões de gestão ambiental, seguido da Suíça, Costa Rica e Suécia, ao passo que o Angola e Serra Leoa estão entre os que apresentam um desempenho mais fraco.

  Foram ontem apresentados, durante o Encontro Anual do Fórum Económico Mundial, os resultados de 2010 da aplicação do Índice de Desempenho Ambiental – Environmental Performance Index (EPI) – que ordena 163 países em questões de eficácia em termos de gestão ambiental e dos recursos naturais.
  Medido numa escala de 0 a 100, o primeiro lugar vai este ano para a Islândia que atingiu uma pontuação de 93,5. Suíça, Costa Rica, Suécia e Noruega também se classificaram no TOP 5, as três primeiras com mais 85 pontos. Em contraste, no fundo da tabela encontramos o Togo, Angola, Mauritânia, República Centro-Africana e Serra Leoa, que não atingiram os 40 pontos.
  Portugal classificou-se em 19º lugar com uma pontuação Global de 73. As categorias em que Portugal obteve melhores resultados foram as Florestas, a Pesca, a Poluição do Ar e a Água para consumo humano. Pelo contrário, o pior desempenho verificou-se a nível da Poluição Atmosfera em termos de impacto nos ecossistemas, combate às Alterações Climáticas e conservação da Biodiversidade.
  Entre os 26 outros países membros da União Europeia, apenas 9 países se classificaram à frente de Portugal – Suécia, França, Áustria, Malta, Finlândia, Eslováquia, Reino Unido, Holanda e Itália.
  Os Estados Unidos, cujos resultados dizem respeito à era “pré-Obama”, obtiveram o 61º lugar, superado por 20 dos 27 países-membros da União Europeia. Por seu lado, a China e a Índia não foram além do 121º e 123º lugar, respectivamente, apesar de outras nações com rápido crescimento económico se terem saído melhor, como é o caso do Brasil e da Rússia que obtiveram o 62º e o 69º lugar.
  Uma análise global revela que o rendimento é um factor determinante do sucesso do desempenho ambiental, embora outros factores como o rigor na aplicação das leis, as boas práticas governativas e a ausência de corrupção também sejam muito importantes.
29 Janeiro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos