Ecocentro de Esmeriz, VNF (Visita 5 Março 2010)

CTO _Casa Termicamente Optimizada (Porto Visita dia 19 Março 2010)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Balanço Ambiental 2009


  O ano 2009 foi marcado por uma grave crise financeira e culminou com o fracasso das negociações sobre alterações climáticas no decorrer da Cimeira de Copenhaga.
Tal como o realizado em anos anteriores, a Quercus faz um balanço ambiental relativo a 2009, abordando alguns dos piores/melhores aspectos ocorridos.


Aspectos Positivos

Aposta na água quente solar
 O Governo financiou-se cerca de 50% do custo de aquisição de painéis, acrescidos de 30% em bebefício fiscal da parte restante. Contudo esta medida tomada pelo Governo ficou envolta em polémica por aspectos relacionados com os fornecidores autorizados a participar, bem como por apenas ser aplicável a moradias.
Inauguração do Centro de Reprodução do Lince-Ibérico
  Foi inaugurado a 22 de Maio, no concelho de Silves, o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, destinado à reprodução em cativeiro desta espécie autóctone da Península Ibérica.
  As acções previstas vão ao encontro das medidas preconizadas pelos governos de Portugal e Espanha, para garantir a sobrevivência da espécie, uma das mais ameaçadas do mundo.
Tratamento Mecânico e Biológico
  Foi possível comprovar que o tratamento mecânico e biológico permite reciclar até 60% de resíduos urbanos indeferenciados. Actualmente muitos dos sistemas de RSU estão a adoptar esta tecnologia como uma forma de melhorar o seu desempenho ne recolha selectiva dos materiais para reciclagem.
  A aposta deverá passar pela generalização do uso desta tecnologia pelos sistemas de gestão de resíduos do país, no sentido de permitir o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a diminuição dos seus impactos, quer para as populações quer para problemas como as alterações climáticas.

Aspectos Negativos

Fracasso das negociações em Copenhaga
  Após dois anos de preparação os líderes políticos mundiais falharam o acordo em Copenhaga. Das propostas concretas que eram consideradas fundamentais para que o mundo consiga combater o problema das alterações climáticas, depois de 2012, com o menor custo possível em termos económicos, ambientais e sociais, chegámos a um acordo sem objectivos claros e definição de metas concretas.
  No decorrer de 2010, as negociações continuarão esperando-se melhores resultados.
Consumo de elecricidade continua a crescer acima do PIB
  O consumo de electridade continua a crescer, embora a um ritmo mais lento que em anos anteriores.
  Em 2006, o consumo tinha aumentado 2,6%. Em 2007, o aumento correspondeu a 1,8% e em 2008 correspondeu a 1%. Apesar da descida, o valor referido continua a ser superior ao PIB.
Recuperação e fiscalização continuam com sérios problemas
  O passivo ambientral em termos de solos contaminados e locais de deposição ilegal de resíduos ainda não foi tratado, não tendo havido a activação do Fundo de Intervenção Ambiental.
  Também este ano se tornou novamente óbvio que a ausência de uma fiscalização mais regular tem permitido a deposição ilegar de resíduos em pouco por todo o país.
Má qualidade da água nos rios
  De acordo com o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (www.inag.pt), em 2008, cerca de 38% dos recursos h´dricos superficiais monitorizados revelaram qualidade Má ou Muito Má, um resultado ligeiramente pior que em 2007 (36%). No ano passado apenas cerca de 28% possuíram qualidade Boa e cerca de 34% qualidade Razoável.
Abate de Sobreiros na zona de implantação da urbanização "Nova Setúbal"

                                   (Quercus-Associação Nacional de Conservação da Natureza)
Lisboa, 30 de Dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os recipientes

Os recipientes

A recolha dos carvalhos

A recolha dos carvalhos

Os Carvalhos

Os Carvalhos